Dom Casmurro ( Machado de Assis)

15:33:00

Oi, vamos a mais uma resenha...

 Gostei dessa edição do livro




Nome: Dom Casmurro
Autor (a): Machado de Assis
Editora:  Paulus
ISBN: 85- 349- 1966- 6
Págs: 185


Minha Sinopse:
 Machado A história é contada por Bento Santiago ( Bentinho), um dos principais personagens do livro. A história se passa no Rio de Janeiro, por volta do século XIX.
Bentinho narra sua historia de quando tinha 15 anos, e morava na Rua de MataCavalos. Lá, ele tinha uma melhor amiga, Capitolina (Capitu), um ano mais nova, com quem brincava o dia todo. Mais tarde, Bentinho descobre-se apaixonado por Capitu (com a ajuda de uma pessoa), e a mesma por ele. Porém, há um problema que impossibilita o amor entre os dois.
Sua mãe, D. Gloria, fez uma promessa quando o menino nasceu, que colocaria- o num seminário. Mas a verdade é que D. Glória estava começando esquecer da promessa, então José Dias, o Agregado, lembra ela da promessa feita.
D. Glória, muito religiosa, resolve então mandar o filho para o tal seminário.
Bentinho vai para o seminário com a promessa de ficar lá só um tempo, voltar e ficar com Capitu. No seminário ele conhece Escobar, que se torna seu melhor amigo.
Os caminhos de Bentinho, Escobar, Capitu, Sancha ( melhor amiga de Capitu) e dentre outros personagens irão se cruzar e nos apresentar uma questão que vem assombrando vários leitores há tempos.


Eu acredito que a maioria tenha lido o livro, assistido a micro- série ou pelo menos ouvido falar na história.
Há tempos havia ouvido falar na história, mas nunca tinha lido o livro. Bem, isso mudou quando minha Professora de Língua Portuguesa, Renata, disse para a minha sala que iríamos fazer um trabalho  com o livro e que seria recomendável que lêssemos o livro, para assim poder trabalha- lo melhor.

Então eu li o livro e adorei. A questão pendente para os leitores que Machado de Assis deixa é impossível de desvendar. Eu pesquisei sobre o livro, encontrei pesquisas, teses e opiniões, mas não encontrei nada que pudesse comprovar o que o autor queria dizer, e qual era sua opinião na história.
Quem conta a história é Bentinho, então toda a historia é narrada/ vista pelo ponto de vista dele. Assim ficando difícil entender certos pontos do livro.

Uma coisa que mexeu comigo no livro é como Bento Santiago consegue contar sua historia uma forma tão fria e calculista. Como ele consegue ser frio? (Sim, estou indignada mesmo).
Enfim,Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores do mundo.
Sua obra, Dom Casmurro, fez tanto sucesso (Todas as obras de Machado de Assis são sucesso), que ainda estuda-se o livro em sala de aula.

Machado de Assis foi um gênio da literatura, tanto na época em que viveu,quanto agora, pelo menos é o que eu acho e sei que a Profª Renata irá concordar comigo, não é? RS.

Ah, eu já ia me esquecendo de falar sobre o trabalho que ela esta desenvolvendo com a sala. É o seguinte, os alunos criaram perfis do facebook com nomes dos personagens e agora eles irão começar a interagir entre si, postando fotos e comentários, demonstrando opinião sobre a tal  questão,e assim eles tentarão convencer uma outra sala sobre ela, que julgará tudo e dará veredito dessa questão.

Esse trabalho, para mim é um meio de diversão e aprendizado (Já que também vale nota).
Passa lá conferir. Vou deixar o link de alguns personagens. Vocês vão 
gostar.


Adorei essa conversa entre Sherlock Holmes e Bentinho


O Autor


"Os olhos de ressaca"


E essa imagem acima é um exemplo do trabalho que estamos desenvolvendo.


Beijinhos e até a próxima....
Snowhite J.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog e a fanpage:
    Blog:Trends of Me - Blog
    Fanpage:Trends of Me - Fanpage

    Beijinhos e espero você lá também! ><

    ResponderExcluir
  2. Oii... muito obrigada!
    Eu visitei seu blog. e adoreii!! :))
    Desejo a você o mesmo.


    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,adorei a resenha parabens me deixou com vontade de ler, eu ja tinha ouvido falar dele..
    Amiga conheci seu blog pelo Grupo "União entre blogueiras" ,e amei ja estou seguindo, segue o meu também? ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né rs,beijos e sucesso!
    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    By: Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii....
      Obrigada!!!
      Vale a pena ler siim!
      Já to seguindo....


      Beijos!!

      Excluir

Amazon

Amazon