ORGANIZANDO SUA BIBLIOTECA

20:00:00



Como futura bibliotecária (ainda vou falar mais sobre essa profissão por aqui) tenho que admitir que durante o curso estou aprendendo mais sobre como administrar uma biblioteca, e, de certa forma, organizar também. Na faculdade tem uma disciplina que chama-se Classificação, e lá há algumas coisas que aprendemos, como a CDD ( Classificação Decimal de Dewey ) CDU ( Classificação Decimal Universal ) ou Cutter. Para quem não faz esse curso deve, talvez, não conheça essas siglas, mas resumindo muito são espécies de classificações que utilizamos em bibliotecas. Já repararam quando retira algum livro de biblioteca, pode ser pública ou universitária, tem uns números na lombada. Esses números identificam as obras dentro da biblioteca. Cada um tem o seu próprio. Pode ser que seja meio confuso, mas ainda é interessante de aprender.

Como leitora, meus livros são organizados de várias formas. Primeiro, porque tenho TOC e não consigo ver de vários tamanhos diferentes juntos, então havia uma época em que era por tamanho e dentro do tamanho por editora e dentro da editora por sobrenome do autor. Na verdade, ainda é assim, mas não tanto que nem era antes. Agora sempre há uns livros menores em meio aos maiores.
É como se eu tentasse fazer uma mistura do que aprendi no curso com o meu lado leitora. Na verdade, os dois vivem em conflitos. Entre o que, teoricamente, é o jeito certo de organizar ( apesar de não haver) e o lado onde o que eu acho que fica bom junto, eu coloco.
Sendo assim, resolvi deixar abaixo alguns exemplos de organização de biblioteca, para que cada um possa ver como organizar o próprio acervo.

Por cores


Já vi vários blogueiros e Youtubers utilizando essa organização. Ela consiste em separar os livros pela cor tanto da lombada quanto da capa, geralmente é da lombada. É algo que deixa a estante muito bonita visualmente, mas para aqueles que tem um leve TOC como eu não gosta de separar as séries.

Por Gênero



É uma das organizações que estou pensando seriamente em fazer. Ela separa os livros de acordo com sua temática. Romances, thrillers, biografias, ficção, etc. E por aí vai, você quem decide a categoria que quer, podendo delimitar quais julga necessárias, por exemplo, há leitores que deixam um nicho especial para Harry Potter, ou Meg Cabot.

Por editoras

Eu já utilizei essa organização. Você separa os livros pelas editoras lançadas, mas há quem não gosta, por causa de ter que separar os livros do mesmo autor que foram publicados por editoras diferentes.

Por sobrenome do autor
Acredito que essa seja uma das mais usadas. É organizado em ordem alfabética levando em consideração os sobrenomes dos autores. É algo bem legal de fazer, ainda mais para quem gosta de tudo organizado certinho.

Cronologicamente
Há três formas de fazer isso, o primeiro de acordo com a data do livro comprado, o segundo é de acordo com o lançamento do livro, e o último conforme vai lendo e colocando na estante. Eu acho meio difícil conseguir fazer esse tipo de organização, uma vez que não tenho uma memória tão boa assim. Hahah


Lidos e não lidos


Já fiz essa organização e não é tão ruim assim. É uma forma de saber quantos livros já leu e quanto falta para colocar tudo em dia.



E vocês, conhece algum outro tipo de organização?
Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare

You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon