[ SENTA AQUI E VAMOS CONVERSAR ] APROPRIAÇÃO CULTURAL E FILTRO DOS SONHOS

10:30:00


Hey, finalmente criei vergonha na cara, fechei a Netflix, acabei o relatório da minha pesquisa (gritos de felicidade), parei com meus devaneios (mentira) e voltei com os posts (agora é sério).
E pensando em algo para escrever, me veio um tema que eu queria falar já a algum tempo aqui. Sobre o Filtro dos Sonhos e a apropriação cultural.


Teve um certo dia, não me recordo a data, em que minhas amigas da faculdade e eu estávamos conversando sobre O Filtro dos Sonhos. Lembro de ter falado que vi uma foto de uma tatuagem linda dele com uma coruja nas costas de uma guria. E que tinha vontade de fazer. E o assunto continuou adiante até chegar em um DIY do Filtro dos Sonhos. Até que minha amiga vira e fala que Filtro dos Sonhos é uma apropriação cultural.

Veja bem, sei o que é apropriação, mas não sabia que O Filtro dos Sonhos também era. Então, o que fiz, abri o google e fui pesquisar. Depois disso, voltei a falar nesse assunto com as minhas amigas, e começamos a debater mais sobre essa questão da apropriação cultural, no significado dela e no que ela remete.

Para quem não sabe apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente.

Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode causar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante. Vivemos em um mundo, desde antigamente, bem lá atrás, onde uma cultura sempre dominou a outra, sempre impondo, onde a pessoa branca e ocidental é o modelo exemplar hoje em dia.

E quando eles pegam pequenas coisas, símbolos que representam as outras culturas, acaba acontecendo um processo de embranquecimento, uma elitização e exclusão dos costumes dessas culturas, ignorando os propósitos e os significados.

Achei uma ótima matéria no site Capitolina em que fala sobre esse assunto muito melhor do que eu e é válido ler.

Sobre O Filtro dos Sonhos, ou Dreamcatcher, é oriundo de um povo indígena norte-americano, os Ojibwa. Considerado um amuleto, tem como objetivo filtrar os sonhos. Fazer com que os ruins fiquem presos nas tramas e que no círculo no centro apenas passem sonhos bons.

Nos Estados Unidos, por volta da década de 1960, houve um movimento de revitalização indígena e o Filtro dos Sonhos tornou-se um símbolo de uniões desses povos, fazendo com que ele se difundisse.



É complicado falar sobre esse assunto, justamente por vivermos nesse mundo globalizado e tão diversificado e, infelizmente, injusto. Mas acredito que se a pessoa tem consciência da importância e do significado do que está usando/vestindo, que não provoque desconforto nas pessoas ao redor não vejo o porque não.

E qual a sua opinião sobre esse assunto?


Beijos e até a próxima,

Jéssica Tolare

You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon