SETEMBRO AMARELO – PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

12:05:00




Oi, hoje é dia 10, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, por ser nesse mês, a campanha ficou conhecida como Setembro Amarelo, que possui o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção ao suicídio.

A campanha foi iniciada no Brasil pelo CVV ( Centro de Valorização da Vida), CFM ( Conselho Federal de Medicina) e ABP ( Associação Brasileira de Psiquiatria). Mundialmente, o IAS (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 também.

O CVV é uma entidade sem fins lucrativo, que atua gratuitamente na prevenção desde 1962. no site deles é possível encontrar ajuda e apoio online através do site, pelo telefone 141, Skype ou e-mail. Em todos os canais, o atendimento é realizado por voluntários treinados, a conversa é anônima, com sigilo completo sobre tudo o que for dito.


Para aqueles que querem ajudar, oferecer apoio é necessário reconhecer o que leva alguém a pensar no suicídio como uma saída para o sofrimento que sente. É preciso estar atento aos sinais. Palavras que vão relevar os sentimentos dessas pessoas. 

Nós podemos ouvir, suportar, acolher, amparar, ajudar, mas, principalmente, encaminhar para profissionais que são qualificados. No final nós temos que ajudar, apoiar, não apenas durante apenas oSetembro Amarelo, mas durante os outros meses também. Não acaba só porque o mês terminou.

Pesquisando mais sobre o assunto, encontrei essa palestra do TED Talks que é válido para todas as pessoas assistirem. Um depoimento muito bom, que nos deixa refletindo. É só adicionar a legenda.



Como o Snowhite é um blog literário (na maioria das vezes) nada mais ajusto que indicar alguns livros com essa temática.

Uma Canção para a Libélula – Juliana Daglio


A Juliana é psicóloga e criou uma duologia com essa temática. Ela tem uma narrativa poética, que nos sensibiliza com a depressão vivida pela protagonista. Nos deixa querendo ajudar.

Os 13 porquês – Jay Asher


O livro conta a história de Clay, que recebeu um pacote com várias fitas cassetes, conforme ele vai ouvindo, ele percebe que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Ela explica nas fitas os motivos que levaram-na a tal decisão e que Clay é um deles.

Veronika decide morrer – Paulo Coelho


Veronika é uma jovem eslovena, que perdeu o sentido da vida e não quer continuar vivendo assim, decide-se então tomar uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa e ela é internada em uma clínica psiquiátrica. Seu médico, Dr. Igor, informa que não terá mais que alguns dias, que provavelmente morrerá. Durante sua estadia e conforme os dias vão passando, Veronika vai pensando em toda a sua vida e conhecendo as pessoas que estão internada e no sentindo da morte, de ter escolhido esse caminho.

A playlist de Hayden – Michelle Falkoff


A história é sobre Hayden, que resolve tirar a própria vida ingerindo remédio e vodca, mas, antes, ele deixa uma playlist para seu amigo Sam, que vai tentar descobrir o que levou o amigo a tal decisão.


Eu estive aqui – Gayle Forman


Um dos meus livros favoritos, mostra a história da Cody, que fica em choque e arrasada quando sua amiga Meg toma um frasco de veneno sozinha e se mata. Ela passa a se perguntar como não notou os sinais, principalmente, quando, a pedido dos pais da amiga, busca os pertences dela faculdade. Conforme o decorrer da história Cody percebe que havia coisas que ela desconhecia, e começa a investigar o que realmente aconteceu com a sua amiga.

Perdão, Leonard Peacock – Matthew Quick


Leonard, no dia do seu aniversário, pega a arma do seu avô com a intenção de matar seu ex-melhor amigo e depois tirar a própria vida. Mas, antes, ele quer se despedir de 4 pessoas que são importantes para ele. Conforme o decorrer da história, seus segredos vão ser revelados, mas nada o impede de fazer o que quer.


Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare




You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon