[ESPECIAL] OUTUBRO ROSA

08:00:00




Em Setembro falei sobre o Setembro Amarelo, a conscientização e prevenção do suicídio (não deixe de ler é muito importante, link), agora em Outubro, mês considerado Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E em Outubro, a campanha acontece com mais intensidade, tendo como símbolo o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. No entanto, apenas em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos EUA, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos lugares do Mundo.

Aqui no Brasil, a iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera em São Paulo. Essa iniciativa, realizada em 02 de outubro de 2002, foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o monumento.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos, SP, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama. O principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo governo de estado de São Paulo.

Essa entidade é sem fins lucrativos, que presta atendimento gratuito às pessoas cometidas pelo câncer de mama. Eles ajudam em todos os processos, desde o diagnóstico, apoio a família da pessoa, a reabilitação e readaptação até a reintegração familiar, profissional e social.

Desde então, as ações têm se multiplicado cada vez mais, sensibilizando as pessoas e conscientizando a importância de realizar a mamografia.

Sites:


E como o blog é literário, vou deixar abaixo livros que retratam o câncer como tema. Para saber a sinopse da obra é só clicar no título.

A culpa é das estrelasJohn Green


Acredito que todo mundo se lembre do sucesso que fez, e ainda faz. Li ele na época que quase ninguém sabia. Uma história muito bonita, que merece todo reconhecimento.
Resenha aqui



Apesar de ter ouvido falar muito do filme, nunca o vi. Até que encontrei o livro, a história é maravilhosa, um livro muito bom. Já era fã da autora, por causa de outras publicações, mas com esse livro, só aumentou toda admiração que tenho por ela.
Resenha Aqui

Um amor para recordarNicholas Sparks


Acho que já comentei a minha relação com o autor. Já tentei ler obras escritas por ele, mas não gostei nenhum pouco, achei mais do mesmo, com exceção de Um amor para recordar e O casamento. Ambas me prenderam e me emocionaram muito, principalmente, o primeiro.

A mais pura verdadeDan Gemeinhart


Aqui temos uma criança, Mark, que está muito doente e resolve fugir de casa para escalar uma montanha, e com seu cachorro Beau, ele parte para essa aventura. Paralelamente temos a visão da mãe, desesperada para encontrar o filho bem.

Antes de partir – Colleen Oakley




Quando John Green escreveu A culpa é das estrelas, ele se baseou em uma história real, a de Esther Earl, uma menina que foi diagnosticada com câncer aos 12 anos. E nesse livro, é uma espécie de diário que ela escreveu antes de vir a falecer.

Alguém lá em cima te odeia Hollis Seamon



Não conheço muito livros que abordam esse tema, caso alguém conheça mais, deixe nos comentários.

Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare


You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon