NÃO TENHA MEDO DE ABANDONAR UM LIVRO

08:30:00




Quem é leitor, ao longo da vida, passa por diversas situações. Livros bons, alguns nem tanto. Há pessoas que possui um pequeno TOC ou uma questão moral ao ler um livro, por mais que não goste, ela lê até o final. E têm aquelas pessoas que abandonam o livro quando não gosta dele. Confesso que faço parte do segundo grupo, tenho um leve TOC em querer tentar terminar o livro, por mais que a leitura não flua, mas, quando percebo que não vai para frente, paro de ler.


Cada pessoa tem um gosto para leitura, por exemplo, Paulo Coelho escreve livros que é fora da minha zona de conforto, muito fora, tanto que abandonei o Alquimista, mas adorei Veronika decide morrer.

Por muito tempo tive medo de abandonar um livro, de ser considerada incapaz de terminar a obra. Isso me pesou muito na consciência, às vezes, ainda pesa dependendo do livro, principalmente, se for os da faculdade. Até que entendi que não deveria pensar assim, que posso não ter gostado, mas há quem goste.

Muitas pessoas, principalmente os adolescentes na época de vestibular, são obrigados a lerem os livros clássicos das listas dos vestibulares, e acabam não conseguindo devido não apenas a linguagem, mas a questão da obrigatoriedade. Quando prestei vestibular também não consegui acabar todos, fique enterrada no Til, de José de Alencar, o único livro que não li e foi o que caiu no vestibular (fiquei pouco brava). Para mim ele era maçante, não aguentava uma página e já ficava com sono, lia e relia e parecia que não conseguia absorver nada, por fim abandonei na metade. Mas quando li Memórias póstumas de Brás Cubas adorei, ao contrário da minha professora de Língua Portuguesa da época, que não gostava da obra. É interessante ver os gostos literários das pessoas, cada um é tão peculiar, tão distinto.


Não leia um livro só para ganhar status. A verdade é que ninguém liga para o fato de você ter lido aquele livro ou não. Eles são importantes apenas para você. Não é como se você fosse ganhar um prêmio por eles. O tempo que é gasto sofrendo por algo que não está gostando poderia ser revertido por uma leitura prazerosa, algo que realmente estava com vontade de ler.

Tem aquelas pessoas que não estão gostando da história, a narrativa não é cativante e nem a escrita não é tão boa, mas ainda sim quer saber o final do livro, uma sugestão que encontrei navegando na internet é pesquisar o final do livro, seja no Twitter, Facebook, Skoob, Goodreads, ou alguma rede social. Outra sugestão é ler os dois últimos capítulos do livro, pode ser que fique confuso, pode ser que não. Pode ser que o final te instigue a volta para o livro. Tenho costume, às vezes, de ler a última página do livro, foi assim que descobri o final de Em chamas, da Suzanne Collins sem nem ter chegado na página 10. Está certo que fiquei meio brava por ter pego um spoiller tão grande, mas, no final, só aumentou minha curiosidade para saber o porquê desse final.


Não tenha medo de para aquela leitura, de abandonar o livro se realmente não está gostando. Primeiramente tente, se não gostar, pare, há tantos livros que ainda precisam ser lidos, tantos personagens para conhecer, tantas histórias para ler e imaginar, que não vale a pena ficar enroscado em uma que não te desperta o mínimo de interesse. Nossa vida é tão curta para a imensidão de livros existentes.


Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare


You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon