NEW YORK PUBLIC LIBRARY

11:00:00



Na coluna mensal 'Conhecendo Bibliotecas do Mundo' nada mais justo do que falar de uma das bibliotecas mais famosa. Um lugar que é um sonho para qualquer bibliotecário trabalhar e qualquer leitor frequentar. A Biblioteca Pública de Nova Iorque.


Ela está localizada em Manhattan, Nova Iorque. Considerada uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais significados dos EUA.

Composta por um vasto sistema de circulação pública combinado com um vasto sistema de não-empréstimo. Gerenciada pelopoder privada, através de uma corporação não-lucrativa com uma missão pública, operando com financiamento público e privado.

O historiador David McCullough descreveu como uma das cinco mais importantes bibliotecas do EUA. Entre elas há a Biblioteca do Congresso, a Biblioteca Pública de Boston e as bibliotecas das Universidades de Harvard e Yale.


FICHA TÉCNICA

País: Estados Unidos
Estabelecida: 1895
Localização: Nova Iorque
Filiais: 87
Tamanho: 20.402.004 livros / 51.274.648 itens
População servida: 3.476.139 / 1.620.876 (Manhattan) / 1.373.659 (The Bronx) / 481.613 (Staten Island)
Orçamento: $50.171.798
Empregados: 3.147
Endereço: 5ª Avenida com 42nd Street, Manhanttan, New York
Horário de funcionamento:
Segunda-feira: 10h às 18h
Terça-feira: 10h às 20h
Quarta-feira: 10h às 20h
Quinta-feira: 10h às 18h
Sexta-feira: 10h às 18h
Sábado: 10h às 18h

O acervo é composto por mais de 50 milhões de itens, entre os quais também há publicações para cegos. Atualmente, a maioria da coleção também está disponível na internet, aberta aos usuários de todo o mundo. Ela também ficou conhecida pelo desenvolvimento de projetos, incluindo uma iniciativa conjunta com o Google para digitalizar todos os livros e disponibilizá-los online, cursos gratuitos de alfabetização digital, cursos de línguas, palestras e cursos de especialização.

A biblioteca levou em torno de 11 anos para ser construída, sua inauguração foi no ano de 1911. A arquitetura do prédio chama atenção pela beleza, tendo duas estátuas dos leões localizadas na escadaria da entrada principal, elas são conhecidas como Fortitude e Patience. Dentro do prédio a mobília é linda, o teto com vários afrescos e vários detalhes em ouro. A biblioteca dispõe de internet gratuita para quem está com próprio notebook e acesso a computadores, que necessitam de um cadastro para serem usados.


Dentro da biblioteca há uma loja onde é possível comprar marcadores de páginas, canecas, canetas, livros e suportes de livros no formato dos dois leões. É permitido tirar fotos, desde que seja sem flash.

Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare

You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon