ANTES QUE O TEMPO ACABE – L. A. MELO

23:49:00




Título: Antes que o tempo acabe
Autor: L. A. Melo
Páginas: 296
Editora: Young
Ano: 2016

Sinopse:
Claire Withley, uma eximia nadadora, tem uma vida aparentemente perfeita e está prestes a subir mais um degrau em sua vida profissional quando uma terrível doença cruza o seu caminho. Com a estimativa de oito meses de vida, sem seu namorado e com os laços da família se corroendo, ela terá apenas a companhia de Lisa e Albert Louis “Alo” Watson, um misterioso estudante de psicologia que a conhece por intermédio de duas perguntas: Claire viverá o tempo que lhe resta em forma de grandes aventuras ou abdicará de seus direitos se entregando totalmente para dor? Ela terá que conhecer a si mesma para responder as duas perguntas que lhe assombram, antes que o tempo acabe.


Recebi esse livro em formato digital em parceria com o autor Lucas A. Melo (obrigada!) e ele nos traz a história da Claire, uma jovem que é uma das melhores nadadoras de Nova Jersey, possuindo uma carreira muito promissora. Na verdade, ela realmente sonha em ser pintora e espalhar suas obras de arte pelo mundo, no entanto, sua mãe a proibiu de todas as formas se envolver com arte.

Apesar desses empecilhos que há em sua vida, ela é boa, possui uma família, um namorado, uma melhor amiga Lisa. Mas, durante uma competição, ela sofre um acidente, no qual ela acaba descobrindo que tem uma doença rara e terminal, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que de pouco em pouco, vai paralisando seus músculos, para quem não conhece, Stephen Hawking é um dos portadores dessa doença.

Claire, então, recebe a notícia que tem poucos meses de vida. Com isso, tudo muda, a estrutura de sua família começa a balançar, ela acaba terminando com seu namorado, e começa a enfrentar uma nova última fase de sua vida.
O maior presente que podemos dar a alguém é o nosso tempo"

Apesar disso, sua família lhe dá todo o apoio, Lisa está ao seu lado em todos os momentos e ela acaba conhecendo Albert, ou Alo, um estudante de psicologia que acaba mudando ainda mais as coisas em sua vida.

Se você parar para analisar a história, a premissa é muito interessante. Uma jovem, que, se não me engano, não tem nem 18 anos, desenvolve uma doença rara, que sabe que irá matá-la. Ela percebe que não há mais tempo e que o pouco que lhe resta, está acabando. Sinceramente falando, corta o coração, é triste, uma garota jovem, promissora, poderia fazer diversas coisas, descobre que morrerá mais cedo do que esperava. Nesse momento parei para pensar sobre A morte, pela “lei da vida”, nascemos, estudamos, trabalhos, casamos, vivemos (não necessariamente nessa ordem) e quando estamos no fim da vida é que morremos. Mas com Claire não foi assim, ela não terá uma vida-longa, são poucos meses que lhe resta, e aconteceu tudo quando ela estava começando a viver sua vida.

Sobre os personagens, é notável suas singularidades e como eles mudam e se moldam quando descobrem a doença de Claire. Lisa, que é uma figura, uma personagem extremamente divertida. Albert (juro que tentei gostar de Alo, mas toda vez que eu lia o nome dele lembrava daquela música do Chitãozinho e Xororó “Alô?” hahah, é, pois é, não sei o porque, nem como fiz essa ligação rs), ele é um dos meus personagens favoritos, porque a única palavra que tenho para defini-lo é PERFEITO, acho que ele seria a pessoa que não é perfeita no sentido de tudo maravilhoso, mas que no sentido que suas imperfeições o torna perfeito e ideal.

"Fazer você sorrir está no topo da minha lista de atividades"

A única ressalva que tenho em relação ao livro é a questão do tempo, pode ser por causa da escrita do autor que é fluída ou foi algo intencional. Mas no começo do livro tudo se passa muito rápido. Teve algumas vezes que precisei para e voltar a reler para ver se era apenas isso, de tão rápido que passou. É uma das coisas que me incomodam muito em diversos livros, não apenas nesse, porque tendo a comparar com a realidade e, na verdade, as coisas quase nunca acontece tão rápido assim. Mas conforme a história vai decorrendo, que vai chegando no ponto crucial, a passagem do tempo vai se encaixando de uma forma que tudo passa a fazer sentido.

Antes que o tempo acabe é um romance lindo, intenso, tocante, que nos traz reflexões sobre a vida, sobre nossas escolhas, sobre as pessoas, mas, principalmente, sobre nosso tempo e o que nos resta dele.

Nós somos como os relógios e cada relógio precisa de uma engrenagem para que possa funcionar e parece que você encontrou a sua!”

Uma leitura que recomendo para todas as pessoas. 


Book trailer

Beijos e até a próxima,
Jéssica Tolare

You Might Also Like

1 comentários

Amazon

Amazon