HQ – AZUL É A COR MAIS QUENTE – JULIE MAROH

21:27:00




Título: Azul é a cor mais quente
Título original: Le Bleu Est une Couleur Chaude
Autora: Julie Maroh
Editora: Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 160

Sinopse:
Clementine é uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, Azul É a Cor Mais Quente surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.


Já tinha ouvido falar nessa HQ fazia tempo, mas sempre passava outras coisas na frente. Até que uma amiga me emprestou para ler. Ela nos apresenta Clementine, uma adolescente que está no Ensino Médio e tem que passar pôr as mesmas inseguranças e incertezas que todos passam durante essa idade. Ela se sente deslocada, não se encaixa no seu círculo de amizades, por isso, tenta manter as aparências, se enturmando, namorando um rapaz da escola. Mas, ainda assim, sente que algo não está certo e está faltando para preencher.

Em uma de suas caminhadas, ela encontra Emma, uma estudante de artes, que chama a sua atenção pelos cabelos e olhos azuis, e acaba por deixar Clem hipnotizada, sem conseguir parar de olhar aquela garota.


Quando acaba indo em um bar com seu amigo, acaba conhecendo Emma lá e a partir disso a história começa a tomar um rumo diferente. Clementine começa a sentir os conflitos guerreando dentro dela. Ela começa a sentir algo por Emma, sem entender o porque, não consegue tirar ela dos seus pensamentos.

A partir de então ela se joga nessa relação e, com Emma, descobre o que é o amor, algo tão forte e intenso, que ela nunca havia sentido. E em meios a tantos altos e baixos vemos a relação das duas.


A HQ se passa entre o passado e o presente. Desde o começo sabemos o que acontece no final, e, por isso, fica tanto interessada em saber qual a história das duas. É uma história intensa, que mostra o amor entre duas pessoas. A autora apresenta o amor em sua forma mais simples e pura, mas, ao mesmo tempo, mostra os desafios dessa relação.

Eu quero que eles fiquem com você, neles estão as minhas lembranças de adolescência coloridas de azul. Azul escuro, azul celeste, azul marinho… o azul se tornou uma cor quente.”

Fazendo um pequeno paralelo com o filme, que pretendo falar mais afundo em outra postagem, a própria autora não gostou da adaptação dizendo que ela ficou muito fria em comparação com a HQ, Pois na HQ tem todo um contexto da história, o presente relembrando o passado. Enquanto no filme não é assim, mesmo ele sendo triste.

Uma história tão linda, triste, também, mas linda. Uma boa recomendação para todas as pessoas.

Para além da nossa morte, o amor que nós despertamos continua a seguir o seu caminho”
- p. 157

Beijos e até próxima,
Jéssica Tolare







You Might Also Like

0 comentários

Amazon

Amazon